DOM BOSCO E A PEDAGOGIA DA ALEGRIA
António Justo
Hoje, dia 31 de Janeiro, é um grande
dia! Celebra-se a festa de Dom Bosco (nascido a 16 de agosto de 1815 Asti,
Itália e falecido em Turim a 31 de janeiro de 1888), o fundador dos salesianos.
Em Dom Bosco juntam-se a
realidade e o sonho. A sua dedicação à juventude (especialmente a mais pobre)
era uma verdadeira liturgia. Por isso, ainda hoje, a juventude, que teve o
privilégio de passar pelas casas de Dom Bosco, considera os salesianos como
grandes beneméritos e amigos.
Dom Bosco, pai da família
salesiana, foi designado de “pai e mestre da Juventude” por João Paulo II. Viveu numa época conflituosa e de costumes
ásperos do processo da unificação da Itália. Com o seu espírito conciliador,
consegue ultrapassar as intrigas políticas e religiosas do tempo e colocar tudo
à sua volta ao serviço dos jovens. Neste sentido resume, na sua oração e acção,
a frase do rei de Sodoma a Abraão “Da mihi animas cetera tolle” (“Dá-me as
pessoas e fica com os bens para ti”) e que, no sentido da mística de Dom Bosco,
se expressava na oração “Ó Senhor, dá-me almas e toma todas as outras coisas”.
No mesmo espírito Dom Bosco dizia aos seus colaboradores: “Quando tiver
espinhos, ponha-os na coroa de Jesus.” Aquele ficou o lema da congregação salesiana,
que fundou e se encontra espalhada por todo o mundo, ao serviço da juventude,
com escolas do ensino básico e secundário e com escolas profissionais médias e
superiores; os salesianos também se dedicam na sua especialidade ao trabalho
missionário.
O Sistema Preventivo da Pedagogia Salesiana
A pedagogia preventiva salesiana resume-se nas palavras “amor, razão e
religião”. No sistema preventivo, o educador “não ama para educar, educa porque
ama”. “A prática desse sistema é toda apoiada sobre as
palavras de São Paulo, que diz: A caridade é paciente, é benigna, tudo sofre,
tudo espera e suporta qualquer incómodo”.
Uma vez que lhe fizeram uma
pergunta sobre o seu sistema educativo respondeu: “O meu sistema?
Simplicíssimo: deixar aos jovens plena liberdade de fazer o que mais lhe
agrada. O problema é descobrir neles germes de boa disposição e procurar
desenvolvê-los”. De facto, para Dom Bosco, “Os meninos são bons; se há meninos
maus é porque não há quem cuide deles".
A sua pedagogia preventiva
baseada no amor, no carinho e no respeito pela criança/jovem, contrariamente
aos hábitos daquele tempo, não recorre à violência. Trata de prevenir os males
sem lesar a liberdade da pessoa. No recreio, servia-se de palavrinhas que dizia
ao ouvido de algum que precisasse de apoio ou reflexão.
Recomendava aos educadores, que denominava
de assistentes: “Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são
amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado.” Trata-se de ir ao
encontro da juventude nas condições que lhe são próprias. “É impossível educar
bem a juventude se não se lhe conquista a confiança” e esta cultiva-se na
alegria do viver e por isso “uma casa
sem música é como um corpo sem alma”. “Conseguir-se-á
mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora, que encha o coração de
confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a
espontaneidade”.
No seu sistema a religião é um
elemento que dá profundidade e autonomia à personalidade. Um jovem com fé é
forte porque não anda sozinho tem a experiência íntima de comunidade. “Quem é
humilde é amável, será amado por todos, por Deus e pelos homens.” Um dos seus
lemas era: “Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas.” E acrescentava “Suporta
de bom grado os defeitos alheios, se queres que os outros suportem os seus.”
Era da convicção que a pobreza se
ultrapassa com formação. A sua estratégia concretizava-se no "é preciso
ensinar a pescar em vez de dar o peixe". Por isso fundou o oratório que
albergava crianças da rua, com os quais queria ver os seus colaboradores a
jogar e trabalhar de mangas arregaçadas.
Um ritual importante das casas
salesianas era a boa noite. Ninguém devia ir dormir sem ouvir uma palavra de
optimismo e sem um sorriso no coração.
Na sequência dos seus passos, a
congregação Salesiana dedica-se por todo o mundo à educação da juventude. Terra
onde os salesianos entram torna-se terra abençoada.
O carisma salesiano é pioneiro porque
o assistente/professor embarca com o jovem onde ele está, ganha-lhe a confiança,
passando de assistente a amigo. Tive a felicidade de ser educado por “assistentes”
que viviam a pedagogia e a didática acima descrita! Ainda hoje, recordo e sinto
os pedagogos e colegas de outrora como familiares e amigos!
António da Cunha Duarte Justo
www.antonio-justo.eu
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