sexta-feira, 16 de junho de 2017

PORQUÊ LISBOA E NÃO PORTO OU COIMBRA NA CANDIDATURA PARA A EMA?




A Assembleia da República, aprovou, por unanimidade a candidatura de Portugal à sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA) em Lisboa que por razões do Brexit terá de passar para A EU.  Foi pena os deputados dos partidos não terem optado pelo Porto ou por Coimbra. 


É também lamentável, o facto de os partidos depois de terem votado por Lisboa venham para a rua contradizer-se, defendendo outras opções. Depois de os partidos terem parido o voto no parlamento vêm agora cá para fora retalhar o parto, com o apoio dos meios de comunicação social (famintos de barulheira emocional entre o povo distraído).

Torna-se difícil de compreender que em Portugal todas as instituições relevantes portuguesas se encontrarem em Lisboa. Os tribunais administrativos, do trabalho e outras instituições deveriam ter a sede noutras cidades portuguesas. Em questões de regionalização somos um país subdesenvolvido e o centralismo até favorece a solidariedade na corrupção.

Na Alemanha pratica-se a solidariedade equitativa entre as regiões, tanto a nível de distribuição de riqueza, de instituições como de tarefas. Deste modo mantem-se um certo equilíbrio entre as regiões. Pratica-se mais a democracia política e institucional e administrativa. Por isso, a Alemanha é um país rico com relativo equilíbrio em relação a outros países europeus.

Portugal, com o seu centralismo obsoleto em Lisboa continuou na República o que o espírito monárquico tem de criticável. Enfim, Portugal contenta o seu narcisismo em alfacinhas com brilho artificial! O mesmo se diga no centralismo do MEC com um comportamento de patrão absoluto e déspota que mantem o professorado e as escolas atrelados a Lisboa.

Por vezes tem-se a impressão que os nossos ministérios se tornam albergues de aldeões envergonhados que compensam uma certa pequenez numa Lisboa megalómana.! Atendendo à megalomania concentrada em Lisboa seria de recomendar a transferência da sede da EMA da Inglaterra para Portugal e possivelmente para o Porto ou para Coimbra!

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, http://antonio-justo.eu/?p=4307

Sem comentários: