quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Instituto de Camões com Excesso de Carga?

DISTRITO DE KASSEL NA ALEMANHA SEM AULAS DE PORTUGUÊS

António Justo
O ano lectivo começou a 9 de Agosto no Estado de Hessen. Os alunos dos Cursos de Português de Kassel, Bad Karlshafen, Bad Arolsen e Hessisch Lichtenau ainda se encontram sem aulas de português.

A ineficiência duma burocracia, longe dos destinatários e com os relógios da diáspora excessivamente acertados pelo centralismo crónico de Lisboa, deve-se também ao desconcerto inicial entre o Instituto Camões (IC), a Coordenação-Geral do Ensino em Berlim e as Associações de Pais e de Encarregados de Educação.

O IC ocupa-se a desoras com o perfil do professor para o Ensino de Português no Estrangeiro (EPE). A data dos testes de admissão para docentes pretendentes ao EPE e a consequente candidatura do docente para o lugar vago tornam impossível o começo regular e ordenado das aulas.

A legislação não é clara e torna o processo moroso. Desde a selecção do pessoal pelo IC para um país, através de testes psico-técnicos, prova de conhecimento da língua, até ao concurso sem horários e à candidatura do docente para as vagas existentes no país concreto desperdiça-se muito tempo. É um processo tardio em que o IC selecciona pessoal e não sabe se as pessoas seleccionadas concorrem às vagas existentes para o ensino. Além do mais pretende ignorar que as férias escolares de verão na Alemanha são apenas 6 semanas e começam cedo.

Na Alemanha, as aulas começam, geralmente, na primeira semana de Agosto (o começo do ano lectivo varia de Estado federado para Estado federado e de ano para ano; os estados federados do sul da Alemanha, Bayern e Baden-Württenberg começam as aulas mais tarde, geralmente no princípio de Setembro).

As coisas não se fazem para serem levadas a bom termo; conta-se, já de início, com muitos hiatos nas redes a nível de horário e de pessoal, e a música repete-se de ano para ano. Conta-se com a atitude dum povo com espírito de vaca!

No caso concreto acontece que, com o acto da colocação do professor para o cargo de professores do EPE, o/a docente fica abandonado a si mesmo. O novo professor, se não houver alguma alma caridosa privada que o apoie, terá de, em curtíssimo espaço de tempo, procurar sozinho domicílio e tudo o que tem a ver com as necessidades vitais primárias e com a responsabilidade profissional.

O Instituto Camões abriu concurso com 18 tempos lectivos para Kassel, embora, na realidade, o professor tenha de se deslocar a Bad Arolsen (a 42 km de Kassel), Bad Karlshafen (a 50 km) e a Hessisch Lichtenau (a 34 km). Apenas cinco dos tempos lectivos serão leccionados em Kassel.

Fora do tempo e sem apoio institucional, o docente tem de contactar as associações de pais sem que estas tenham sido informadas. Este ano, pelos vistos, até terá que se auto-apresentar às escolas alemãs onde será cordialmente recebido, mas deixando a impressão de entrar pela porta do cavalo.

Um mínimo que se esperaria da Embaixada / Instituto Camões seria que informasse as associações de pais e escrevesse uma carta à direcção das escolas alemãs, que hospedam os cursos de português, anunciando a colocação do novo docente e mencionando o nome de quem o irá apresentar. No caso do Coordenador/a não poder ir às escolas alemãs apresentar o docente, deveria delegar uma pessoa competente que o faça.

Desde 1998 a burocracia, tem vindo a despachar um trabalho de que não parece convencida.

Será que o Instituto Camões se encontra com excesso de bagagem ou apenas falta de experiência no sector que assume?

O Instituto Camões passou a assumir o Ensino de Português no Estrangeiro com uma rede de 1.691 professores e 155.000 alunos da educação pré-escolar e do Ensino básico e secundário.

A Coordenação em Berlim tem uma nova Coordenadora desde um de Setembro. Apesar de tudo, o pessoal da Coordenação e das sub-coordenações deveria estar à altura de poder manter o serviço regular sem atropelamentos.

Urge democratizar a Administração.

António da Cunha Duarte Justo
Conselheiro consultivo do Vice-Consulado de Frankfurt

2 comentários:

António da Cunha Duarte Justo disse...

Desculpem o erro na data. O início das aulas no Estado de Hessen, foi a 16 de Agosto e não a 8 !!

Anónimo disse...

Então não será recomendável o ensino no estrangeiro?
Por acaso estava a ponderar essa possibilidade. Concorrer para a educação pré-escolar ou para apoio pedagógico/ensino especial.. começo a ter algum receio, pois com um filhote e pelos vistos com diversas lacunas, quer ao nível do alojamento, quer ao nível organizacional... Pode esclarecer-me?