quarta-feira, 2 de setembro de 2015

INTERNET-BLOGGER NETZ-POLITIK.ORG SOB OS OLHARES DA JUSTIÇA




Jornalistas alemães trouxeram a público, através da plataforma Netz-politik.org (à semelhança de Wikileaks) planos do Gabinete Federal para Proteção Constitucional que tencionam monitorar redes online. O procurador-geral da república reagiu apressadamente anunciando iniciar investigações no sentido de verificar se houve crime de traição do estado nos documentos publicados pelos jornalistas. Felizmente a opinião pública através dos jornais manifestou-se descontente com tal intenção do procurador-geral de tal modo que este diminuiu a pedalada deixando cair a intenção de investigar o caso. 
Wikileaks, Snowden e o Blog a plataforma alemã Netz-politik.org são símbolos da liberdade de expressão e transparência. Através de informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra mostram ao público, com documentos internos, as verdadeiras intenções dos governos.
Torna-se sintomático o facto de a divulgação de segredos de Estado alemães para os EUA não ter merecido o interesse do Procurador-Geral mas a publicação de papéis internos do governo alemão por um Blogger merecer logo a acusação de traição do Estado.
A intenção do procurador-geral era certamente chocar quem trabalha em entidades públicas ou particulares para que não tornem públicos os abusos das autoridades. A pressão da opinião pública alemã atenta levou Ministério da Justiça a decreta a aposentação do Procurador da Justiça.
Naturalmente todos os governos têm em sua posse segredos de estado, mas, no caso de avaliações de infracções, torna-se de suma importância a verificação das intenções da pretensa traição.
A liberdade de imprensa é um elemento essencial da democracia que obriga tanto imprensa como blogger. As revelações do Wikileaks, Snowden e do Blog Netz-politik.org contribuem imenso para a paz mundial e para uma relação mais adulta entre Estado e cidadão, na medida em que ajudam a distinguir o que se diz e o que se faz.
www.antonio-justo.eu

Sem comentários: