domingo, 1 de maio de 2011

Beatificação de João Paulo II

Beato João Paulo II

António Justo

Bento XXI proclamou beato João Paulo II perante mais de um milhão de fiéis reunidos na Praça de S. Pedro em Roma. São-lhe deste modo reconhecidas virtudes heróicas. Joao Paulo II faleceu em 2005, depois de 27 anos de pontificado.

Pela primeira vez na história da história da Igreja um pontífice inscreve o seu predecessor no rol dos beatos. Normalmente um processo de beatificação dura dezenas de anos.

João Paulo II tinha proclamado 1338 beatos e 483 santos. Na Igreja Católica santos e beatos são honrados como modelos de vida cristã. Os beatos são honrados a nível regional e os santos em toda a Igreja.

João Paulo dizia "O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo".

Neste 1° de Maio, esteve também presente à cerimónia a irmã Marie Simon-Pierre Normand, a primeira agraciada pela cura da doença Parquinson, a mesma doença que o Pontífice tinha.

No seu pontificado impressionou-me a sua frase: “O homem é o caminho da Igreja e Cristo é o caminho do Homem”.

Apoiou o sindicato polaco “Solidariedade”(Solidarnosc) na esperança de fomentar na Polónia uma terceira via política, entre o Capitalismo e o Socialismo, baseada nos princípios da solidariedade humana, fruto da cultura cristã.

Historiadores atribuem a Joao Paulo II um grande papel para a queda do comunismo do Leste Europeu.

Tal como já tinha acontecido aquando da morte do Papa o povo agora reunido na Praça de S. Pedro voltou a solicitar a santificação de João Paulo.

Karol Wojtyła foi um pensador, escritor e filósofo.

António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com
www.antonio-justo.eu

Sem comentários: