quarta-feira, 18 de outubro de 2017

LUTERO GARANTE A EMANCIPAÇÃO COMO PRINCÍPIO IMPULSIONADOR DA IDADE MODERNA - Apresentação do meu livro




O Legado de Martinho Lutero nos 500 anos de Reforma


Ideais entre Dependência religiosa e Dependência política

Por António Justo

Celebram-se este ano os 500 anos da mitológica afixação das 95 teses de Lutero na porta da igreja do Castelo de Vitemberga, em 1517. Com este acto de rebeldia, seguido por muitos teólogos da altura, inicia-se um processo de relevância axial histórica: o eixo do desenvolvimento passa a assentar sobretudo na afirmação do polo da individualidade sobre o da comunidade. A afirmação da dignidade e autoridade individual como contraposição à autoridade institucional vai tornar-se no princípio emancipador (individual e social) dos Tempos Modernos; hoje encontra a sua expressão social num sistema plural democrático sempre em renovação. 

Com a acentuação do polo da individualidade sobre o polo da comunidade (instituição – o nós), o eixo da História (económico-socio-cultural) passou dos países de maioria católica do Sul para os países maioritariamente evangélicos do Norte. Principalmente a pessoa de Lutero tornou-se o rosto do longo movimento emancipatório germinado durante a Idade Média. É o grande catalisador das ideias medievais que vão impregnar a modernidade como processo de emancipação.

O protestantismo além de içar a bandeira das forças emancipatórias e democráticas deu-lhe forma institucional…

Solicito a divulgação do meu ensaio sobre “Lutero garante a Emancipação como Princípio impulsionador da Idade Moderna”, publicada em e-book e em papel.

Uma profícua leitura!
António da Cunha Duarte Justo

Nota: Uso a designação “Idade Moderna” no conceito de “Tempos Modernos”, designação usada pelas correntes historiográficas anglo-saxónicas – período ainda não acabado.

Para a adquirir o livro em papel encomendar:
Mundialmente, em: http://amzn.to/2zkRqSq
Na Espanha, em: http://amzn.to/2yv1zNb
Na França, em: http://amzn.to/2gsJxXE
Na Inglaterra, em: http://amzn.to/2gPLKJz
Na Alemanha, em: http://amzn.to/2gPqOCb

Para a adquirir como e-Book:
Mundialmente: http://amzn.to/2xOQu7I

Sem comentários: