Quem
não marra não mama – Em vez de Lamentos Grupos de Pressão
Por António Justo
No fim de
semana de 30 de Abril para 1 de Maio realizou-se na Alemanha o congresso do
partido AfD (Alternativa para a Alemanha) para discutir e aprovar o programa básico
do AfD e assim alinhar as diferentes tendências do partido e se preparar para
as próximas legislativas de 2017; a secção do AfD Sarre foi excluída do partido
pelo Congresso, por manter contatos com a extrema-direita.
O declarado objectivo
do novo partido AfD (actualmente com 23.000 membros) é, em relação à Alemanha, “entrar
no Parlamento Federal” e, em relação à EU, defender uma “Europa das pátrias” soberanas.
O Programa
O jornal HNA 2.05
cita as seguintes decisões aprovadas no programa do partido: a Turquia não deve
tornar-se membro da EU, a EU deve ser reformada de maneira a restituir a soberania
aos estados nacionais, regressar à comunidade económica CEE, ser diminuído o
número de abortos, proceder-se à expulsão de estrangeiros criminosos, iniciar
uma saída ordenada do ensaio Euro, reintroduzir-se o serviço militar
obrigatório para os alemães, "a imigração de refugiados não
regulamentada" prejudica a Alemanha, precisando esta de “imigrantes
qualificados com vontade de se integrarem”; pretende também que a responsabilidade
criminal seja já a partir dos 12 e não dos 14 anos. O programa
afirma que o islão não é compatível com a Constituição Alemã. Entre outros
apelos regista-se a proibição do uso da burca e do niqab em público, bem como o
apelo do muezim (1) e a construção de minaretes (torres das mesquitas),
prolíferos devido ao financiamento árabe. Defendem a energia atómica, o sistema escolar
dividido em escola industrial, escola comercial e liceu em vez da “escola
secundária integrada”; contra a ideologia multicultural e consideram o Islão
como o adversário do ocidente.
São críticos em relação aos “partidos do
consenso” e a uma “Alemanha contaminada pela geração 68” e reconhecem na Suíça o
grande exemplo de participação civil na política.
O fenómeno que sociopolítico
que se observa na Alemanha, uma sociedade extremamente temperada é indício de
na Europa se iniciar um período crítico em relação a uma esquerda que actuou
desenfreadamente perante uma direita, que se tinha reservado, socialmente, o
papel de espectadora.
Segundo Bild am Sontag, a última sondagem Emnid conclui
que se agora houvesse eleições o AfD seria a terceira força partidária da Alemanha
com 13% de eleitores, os Verdes com 12%, o CDU/CSU 33%, o SPD 22%, o Esquerda
9% e o FDP 6%.
Os partidos
estabelecidos procuram defender-se da nova força política, dando-lhe os
atributos de extrema-direita e de populistas. Esta atitude revela mais fraqueza
que força de argumentação porque é injusta no que respeita à atitude da maioria
dos membros do partido (muitos deles eram membros dos partidos que dominam o
poder na cena política: são os desiludidos da maneira como a esquerda europeia
tem sido iconoclasta e irreverente em relação às tradições culturais
ocidentais, são os críticos e os perdedores do sistema.).
O AfD obriga
os outros partidos a ocuparem-se a nível de conteúdo com os problemas prementes
que incomodam a maioria da população.
A classe
política, apesar das perdas, sabe que pode continuar a governar sem grandes
mudanças porque o grupo que a contesta é constituído por diferentes e
concorrentes interesses que desestabilizam a nova formação política.
O
que contribuiu para a formação do novo partido
Depois de 50
anos de domínio ideológico da esquerda surge agora pela maior parte da Europa a
resposta da direita. Até ao surgir do AfD, a Alemanha era um país em que os
imigrantes de cultura árabe se encontravam à vontade e até com exigências
desmedidas. Os governos alemães não elaboraram uma política de estrangeiros em
termos sociais; tinham uma política só virada para a economia e em questões
problemáticas consideravam o tema de estrangeiros na opinião pública como tabu.
O tema sobre os problemas do gueto e de integração não podiam ser tratados com
objectividade porque os interesses do status quo e grupos políticos da esquerda
logo se insurgiam com o epíteto de racista a quem apresentasse algo crítico em relação
aos árabes.
O Governo da Turquia envia regularmente para
a Alemanha 970 imames (orientadores religiosos de mesquitas) que rotativamente
se renovam de cinco em cinco anos, enquanto a mesma Turquia proíbe a entrada e
a acção de padres ou pastores na Turquia. Deste modo, o governo turco com o seu
ministério do culto, direcciona política e religiosamente, os turcos e seus
descendentes na Alemanha chegando o presidente turco Erdogan a considerar a
integração “um atentado contra a humanidade”.
Os partidos,
até agora ignoraram o facto de muitas famílias turcas impedirem as filhas de
frequentarem a ginástica (natação) na escola; não tomaram a sério nem puseram
na ordem do dia o facto de jovens muçulmanos manifestarem desrespeito pelas
professoras; ignoraram o facto de em algumas mesquitas se pregar contra
princípios democráticos da sociedade ocidental; não se preocuparam com o
problema da radicalização em torno das mesquitas, nem dos casamentos forçados,
nem da matança primitiva de animais para a festa do sacrifício; evitaram também
tematizar crimes de honra, a liberdade individual e a igualdade dos géneros
entre os muçulmanos.
Desonrou-se a
tolerância, tolerando a intolerância e agora que surge um novo partido (o AfD)
a fazer concorrência aos partidos instalados, estes já se começam,
oportunisticamente, a preocupar com o problema da integração e com a realidade
de sociedades paralelas que fomentaram.
Outrora o povo
barafustava não sendo tomado a sério pela classe política, agora que se
organiza em termos de poder já é tomado a sério sendo até copiado nalgumas
exigências.
Lição da história: em vez de lamúrias e
queixumes contra a classe do poder instalado, a solução é organizar-se em grupos
de pressão, tal como fazem os que dominam. Basta seguir o exemplo dos grupos que têm nas
mãos o poder: partidos, lóbis da economia e das finanças, maçonaria,
sindicatos, etc. Doutro modo terão de se deixar reduzir à categoria dos que
seguem o mote de “quem não berra não mama”; estes porém estão sempre dependentes
do leite e da mãe. A política e o povo
têm a melhor alegoria do seu comportamento na vaca leiteira e no seu bezerro: se
o bezerro marra a vaca, esta deixa correr o leite. Em vez de berrar para mamar
seria mais adequado lembrar-se da experiência de que quem não marra não mama.
Alternativa: chorar ou marrar?
Aqui se nota a
razão de povos vocacionados ao queixume! Em vez de seguirem o mote “quem não
berra não mama” tornem-se activos mudando de atitude e de consciência, cientes
de que quem não marra não mama! A prova vem dos grandes que marram tanto na
teta do povo que chegam a nadar no leite. «Ou há moralidade ou comem todos»!
Somos livres
de continuarmos a ser um povo que “não tuge nem muge” mas então não nos
queixemos de sermos vaca só para alguns. No meio de tudo isto não desprezemos o
outro provérbio português que avisa: "Onde reina a força, o direito não
tem lugar."
António da Cunha Duarte Justo
http://antonio-justo.eu/?p=3560
(1) “Não há nenhum deus
além de Deus (Alá) e Maomé é o seu profeta”. Este grito é uma provocação diária
em relação a todos os que não são maometanos e para mais é entoada nas mesquitas
europeias sem qualquer preocupação. A política que penaliza quem levanta o
braço na repetição do gesto de Hitler aceita como normal a entoação religiosa
de uma confissão de superioridade e de exclusão dos outros. O povo parece resignar,
na consciência de que é melhor não pensar para não sofrer! Esta cultura que
sobe ao rubro por qualquer ninharia cristã acumula energias negativas no povo
ao verificar que se respeita mis a cultura do próximo que a própria.
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