terça-feira, 30 de maio de 2017

CIMEIRA IBÉRICA LUSO-ESPANHOLA SOBRE REGIÕES FRONTEIRIÇAS - TEMA TABU: OLIVEÇA E ALMARAZ



Acaba hoje a Cimeira entre o Governo português e o espanhol. Querem candidatar-se juntos aos fundos comunitários para projectos nas regiões fronteiriças. Não se percebe que o nosso governo negocie sobre eventuais projectos fronteiriços e cale a questão da central nuclear espanhola na fronteira (Almaraz) e a ocupação ilegal espanhola de Olivença, que o Tratado de Viena declarou ilegítima. Enquanto o governo espanhol faz pressão sobre o governo britânico em relação a Gibraltar (caso semelhante), o governo português ignora interesses nacionais.

É compreensível que contra a força se torna difícil a resistência, mas testemunharia de hombridade e responsabilidade nacional poder-se falar entre amigos sobre problemas mesmo que isso fosse apenas diplomaticamente para satisfazer um assunto e desejo ainda presente em parte do povo.
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo,  http://antonio-justo.eu/?p=4272

6 comentários:

Anónimo disse...

Esta dormência nacional é antiga. Quando Filipe II (I de Portugal) entrou no nosso país, a maior parte da nobreza bateu-lhe palmas. Houve festa e ceia farta...
Eduardo Aroso
in FB

António da Cunha Duarte Justo disse...

O mesmo aconteceu com as invasões francesas. A maçonaria e saudou os invasores. As nossas elites políticas sempre se preocuparam mais com a ideologia e com um lugar ao sol para os seus apaniguados do que pelo interesses de Portugal e do futuro do seu povo. É mais fácil para a nossa elite andar atrelado aos grandes da Europa e às ideologias do que elaborarem um programa e um plano de acção para o país! Portugal só pode contribuir para a Europa e para o mundo começando por ser ele próprio!

Read more at: http://antonio-justo.eu/?p=4272#comments

Anónimo disse...

Somos demasiado cordiais! Por que será??? Cobardia ???
Manuel Carneiro da Silva
in FB

António da Cunha Duarte Justo disse...

Creio que um certo complexo de inferioridade aliado a uma certa arrogância de elites do cariz Marquês de Pombal! Falta-nos o senso de povo e de nação; em compensação oferecem-nos um nacionalismo rasteiro em vez de patriotismo.

Anónimo disse...

Os governantes deste país são gente que não presta. Esta geringonça quer lá saber de Olivença… Anti- patriotas golpistas, alcandorados ao poder pela esquerdalhada comunista e bloquista o que quer é poleiro.
Domingos Barradas
in FB

Anónimo disse...

Julgo que os projetos para as regiões fronteiriças são um bom começo para o desenvolvimento das regiões fronteiriças, o que já se vai fazendo. Os outros problemas da vizinhança podem ser resolvidos entre os bons vizinhos.

A Península Ibérica tem muito a contribuir para a UE! Até pelas diferentes caraterísticas climáticas do resto da Europa.

Este tema também é interessante para as comunidades da América Ibérica!Para estudarmos e comentarmos.

Saudações para todos os confrades ,
Margarida
in Diálogos Lusófonos