terça-feira, 23 de novembro de 2021

CONSEGUIMOS PRODUZIR RICOS MAS SOMOS INCAPAZES DE ENRIQUECER!


Veja-se o que se passa:  em média, um trabalhador português solteiro só ter um rendimento anual líquido de 14 mil euros e o empregador, por outro lado, ter de pagar 24 mil euros ao Estado.

Aqui no gráfico comparativo da ECO falam os factos e não a conversa política que parece tudo embrulhar!

Constata-se que Portugal continua a afirmar-se na Europa à custa da carência da grande parte do povo português!

Somos um povo que consegue produzir ricos, mas não consegue enriquecer!

Passo a citar a ECO: “Portugal é o país da Europa Ocidental com os salários mais baixos. 14 mil euros é o rendimento líquido que, em média, um trabalhador solteiro sem filhos leva para casa no final de um ano de trabalho em Portugal. O empregador, por outro lado, tem de pagar 24 mil euros, porque 41% deste valor vai direto para o Estado, através de impostos sobre o trabalho e contribuições para a segurança social. É a sétima carga fiscal sobre o trabalho mais elevada da Europa Ocidental, a par com a Finlândia, um país cujo rendimento líquido (após equiparar os custos de vida) é 60% superior ao português e gera 50% mais de riqueza por habitante”.

O problema português é estrutural e de mentalidade! Adaptamos um sistema democrático, mas continuamos com uma mentalidade corporativista que apenas conhece a solidariedade entre as instituições! Daí encontrarmo-nos num beco sem saída!

 

Apesar desta situação, um abraço solidário para todos os que, na sua medida, procuram melhorar a própria vida e a da sociedade portuguesa.!

António CD Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6878

Sem comentários: