Berlim como símbolo do cristianismo e Nice como
símbolo da República
Por António Justo
O atentado em Berlim provocou 12 mortos e 49 feridos (destes encontram-se
14 em perigo de vida). Eram pessoas que se alegravam
como outros, nos milhares de mercados de natal que tradicionalmente se realizam
durante as quatro semanas de advento, em todas as cidades e aldeias da Alemanha.
Fica a compaixão com as vítimas.
A polícia judiciária Federal alemã busca o tunisino Anis Amri, disponibilizando
um prémio de recompensa pela captura que vai até 100.000 euros. No camião foram
encontradas impressões digitais e os documentos do refugiado tunesino (tolerado)
de 24 anos de idade (em posse de diversos documentos de identidade); Anis Amri
já tinha sido condenado a quatro anos de prisão na Itália mas a Tunísia não o aceitou
e ele depois de cumprida a pena submergiu na sociedade pedindo depois refúgio
na Alemanha. A Alemanha tolerava-o dado não o poder enviar para a Tunísia. Os
Verdes não estão de acordo considerar os países do norte de áfrica como países
seguros onde se possa reenviar refugiados não reconhecidos como tal.
O delinquente islamista era "soldado do Estado Islâmico", segundo
declarou o porta-voz do EI Amak. Os extremistas consideram “soldados” do islão quem
é jihadista e se torna mártir no exercício de acções ou missões para atingirem
os seus fins. Neste sentido o assassino poderia ser considerado “soldado” da
sua guerra santa, mesmo sem pertencer ao EI.
As pessoas de boa vontade e o povo alemão encontram-se assustados e
tristes e a chanceler sente-se “horrorizada, chocada e profundamente triste”.
Para estas coisas “não há respostas simples”, confessa ela. Este é o maior
ataque na Alemanha que atinge profundamente a chanceler dos refugiados.
Atentado contra os símbolos da cultura ocidental
O atentado de
Berlim repete a estratégia do atentado de Nice perpetrado na França a 14 de
julho passado, dia nacional da República, e que provocou 86 mortos e 400
feridos. Na França são atacados os valores republicanos da revolução francesa e
em Berlim é atacado o cristianismo, como sua fonte.
Apesar do grande empenho e da alta competência e actividade do sistema
de segurança nacional, a Alemanha não conseguiu impedir o que um dia teria de
acontecer.
O islamismo
fanático está consciente da importância dos símbolos, dos mitos e das ideias
como motivadores de acção e como fundamentos em que assenta a história de toda
a cultura, nação ou civilização. Por isso escolhem bem os espaços e os tempos
da sua intervenção na sua luta anti-cultural. O mercado atacado tem grande densidade de significado e conteúdo: fica
mesmo ao lado da “Igreja do Memorial”, que é símbolo da paz e da reconciliação
e como mercado do advento prepara a festa do Natal.
A logística do
fanatismo cria rituais e contra-símbolos como mensagens estatuídas, nos
minaretes do tempo, a avisar contra os símbolos dos adversários. De fora operam com atentados,
de dentro não aceitando as canções de natal ou a festa do são martinho, cruzes,
etc. Pelo que observo, nas sociedades onde se encontram, como pessoas são
geralmente muito simpáticas mas como grupo religioso, geralmente lutam pelo seu
direito de grupo mas não pela humanidade ou pelos direitos da pessoa (a defesa
destes enfraqueceria o grupo!).
O problema não está nos refugiados mas na ideologia. Não se trata agora
de criminalizar tantos refugiados vítimas da guerra nem de abdicar de uma
sociedade aberta e livre mas de levar os chegados a abrir-se à abertura que
lhes permite serem eles (e, por outro lado verificar até que ponto os imigrados
são integráveis; sim porque uma
civilização não pode transformar-se numa floresta aberta). Não chega
perseguir aqueles que em nome do Islão praticam a barbaridade, é preciso que o
islão se transforme de maneira a aceitar os outros como pessoas e não apenas
como crentes de um lado e adversários do outro. Doutro modo o Ocidente passa a
viver na reacção ao medo e na caça daqueles que alimentam a suas energias
negativas a partir do Corão (até surgiu a ideia de encerrar todos os mercados
de natal na Alemanha assim como a de evitar festas de natal nos jardins de
infância ou nas escolas para se não ferirem susceptibilidades islâmicas!
Entretanto optaram por colocar cubos de cimento nos acessos aos mercados de
natal). Há que purificar as águas do abuso na fonte, doutro modo tudo não
passará de maculatura. Uma sociedade
aberta não se pode desculpar por ter de defender a abertura, uma sociedade
aberta tem o direito de exigir dos hóspedes também a abertura que eles exigem
para si. Doutro modo autodestrói-se. Combater os nazis e seus dizeres e
ignorar os dizeres (suras) do Corão que são mais desumanos que os dizeres dos
nazis é confundir e enganar a sociedade. O Corão precisaria de ter notas
explicativas que neutralizassem a guerra e que justificam.
Os políticos e a economia são os mais responsáveis do estado a que
chegamos porque pretendem enganar o cidadão dizendo que na guerra declarada à cultura ocidental se trata apenas de casos
individuais ou de grupos extremistas e, por isso, não exigem o estabelecimento
de acordos bilaterais de abertura que assegurem nas sociedades islâmicas o
respeito pelos cristãos e ateus como acontece nas sociedades ocidentais com os
muçulmanos. A troca e o intercâmbio não é suficiente nem honesta se uma parte
se preocupa apenas com o dinheiro como se o mundo se reduzisse a um
supermercado.
Também é verdade que uma cultura se afirma em grande parte pela economia
e tecnologia mas estas não são monopólio eterno do Ocidente e no futuro quem mais
se afirmará serão as culturas com economias fortes. O ocidente vive na ilusão
de poder continuar a abdicar da sua cultura e só com a economia e meia dúzia de
valores desencarnados poder continuar a influenciar determinantemente o mundo
sem uma plataforma cultural vivida; equivoca-se não se tornando consciente das
razões da sua decadência. Nos inícios havia a guerra entre tribos, depois entre
nações e agora dá-se entre civilizações. O
ocidente encontra-se num momento da História semelhante ao dos judeus no tempo
em que os romanos lhe destruíram o templo. Deles poderia o Ocidente e em
especial a Europa aprender muito. O povo judeu integrou nele a
interculturalidade sem perder nem renegar a sua identidade. Por isso continua a
ser no mundo uma referência positiva e ao mesmo tempo, com o cristianismo, um
grande impulsionador da história humana. Nos países onde os judeus se
encontram, a civilização avança sem que se imponham. Estes poderiam constituir
para as elites europeias um exemplo de abertura e de autodefinição na medida em
que ad intra se aceitam como judeus crentes e judeus seculares e ad extra se
afirmam no respeito pelas leis que vigoram nos países onde se integram sem
quaisquer devaneios ideológicos de grupo.
A culpa repartida traz mais juros para as partes
Quem é o culpado
do atentado? O assassino, o EI, o Islão? Esta é uma questão complicada e
difícil de responder na nossa sociedade, habituada a culpar o cristianismo
pelas maldades acontecidas em épocas passadas. O ressentimento é alimentado e
cultivado por grupos de interesses que se aproveitam do sistema e procuram
justificar-se buscando a culpa nos outros.
Por vezes tem-se a impressão que a culpa repartida traz mais juros para
todos os grupos de interesses organizados no Estado, de forma autónoma, mesmo
contra os interesses da nação e do povo. Por vezes tenho a impressão de
encontrar um certo paralelo na atitude de tanatofilia dos suicidas bomba
muçulmanos na defesa do islão e uma atitude de tanatofilia de muita gente da
esquerda radical que consciente ou inconscientemente disputa pela morte da
própria cultura.
Independentemente da realidade
manifestada nos factos, cada partido reage aos atentados segundo a sua
ideologia e programa, o que é natural em democracia. O que se torna estranho é
o facto dos adversários de dentro se aproveitarem do inimigo de fora como
aliado de luta para defesa da própria ideologia e ataque da do concorrente
político; o factual passa à margem e o todo também. Agora, na rua, formam-se
manifestações paralelas da direita e da esquerda, umas contra as outras; o que
não se vê são manifestações de muçulmanos contra a barbaridade cometida.
Procura-se tirar capital político das acções abomináveis em que cada parte
aponta no sentido do polo contrário. Alguns
falam de “mortos de Merkel” e da culpa da política de refugiados do governo
alemão, outros vêm no acontecido um mal menor numa sociedade aberta, outros
sentem satisfação e interesse em que se caia no caos, porque este lhes
ofereceria mais oportunidades, que uma sociedade ordenada e próspera não
ofereceria.
A discórdia e a luta de uns partidos contra os outros é aquilo que mais
alegra e dá força aos islamistas. A sociedade se não quer ver a sua liberdade
roubada terá de a defender, mas a sociedade de interesses encontra-se polarmente
dividida predominantemente empenhada em fazer valer os interesses de uma parte
contra os da outra perdendo-se na concorrência partidária sem se empenhar por
encontrar um consenso do que constitui as colunas da própria identidade
cultural que possibilita a uns e outros uma existência baseada na
sustentabilidade.
Aos problemas da dinâmica democrática junta-se os parâmetros de uma
outra sociedade concebida em termos fascistas que se exprimem, cada vez mais,
numa sociedade com mais de 5 milhões de muçulmanos (quatro milhões de turcos
cujas associações que de facto se sentem mais ligadas a Erdogan do que à
constituição alemã). Os interesses de uns e de outros encontram-se à mistura e
repartidos por diferentes facções políticas e económicas, todas elas interessadas
no negócio com eles.
O islão-político conhece bem as fraquezas do Ocidente que, sem uma
identidade comum será fácil de dividir ainda mais e de dominar tal como
aconteceu a Roma perante os vizinhos bárbaros.
Enquanto o terrorismo internacional servir os interesses de algum grupo
dentro de um país, ele não poderá ser combatido consequentemente sem haver
“guerra-civil” ideológica. Haverá sempre a compreensão e os aliados que
sacrificam a vítima em favor da agressão, tal como acontece hoje na Síria.
De facto não se trata já de deixar
o terrorismo entrar na sociedade, ele já se encontra nela, camuflado de
diferentes formas; o que se combate fora encontra-se dentro e vice-versa. Torna-se
grutesco que vítimas da injustiça se tornem injustas tornando suas vítimas os
humanos que os acolhem. A guerra gera guerra.
A paz não pode ter um só sentido em vias paralelas, pois nunca nos
encontraríamos, doutro modo ganhará o que tiver a estratégia de autoafirmação
exclusiva e mais agressiva.
O atentado de
Berlim não é um ataque à Alemanha mas aos fundamentos da sua identidade na sua
vertente religiosa do Natal e na vertente política da revolução francesa.
Apesar das provocações na própria casa, os cristãos têm de defender a
abertura que lhe é própria na convivência com o próximo; para o cristão a
dignidade é inerente ao homem e não a uma confissão. No caso, como se trata de
interesses políticos não seria oportuno, depois de se ter apanhado na face
direita, oferecer a esquerda, mas de fugir ao círculo vicioso de pagar o mal
com o mal. O ódio é o pior companheiro porque, além de vingativo e cegar, traz consigo
danos emocionais, físicos e espirituais. O mal não vem de fora; ele só se
afirma porque se encontra dentro de nós e na sociedade que deformamos.
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo, http://antonio-justo.eu/?p=4011
6 comentários:
Como a frase que referi sobre o povo judaico provocouuma certa indisposição repitu-a: O povo judeu integrou nele a interculturalidade sem perder a sua identidade. Por isso continua a ser no mundo uma referência positiva e ao mesmo tempo um grande impulsionador da história humana. Nos países onde os judeus se encontram a civilização avança sem que se imponham.
Saúdo ao sr. Antônio,
Mas as informações que tenho pelas Escolas Naturais não confirmam isso. Ao contrário, o relato menciona uma cultura religiosa violenta e muito anti – natural.
A tradição judaica a grossissimo modo é uma tradição derivada das escolas tradicionais Egípcias, estas sim, no dizer convergente de toda espiritualidade religiosa e participante da formação de religiões e culturas afora, com a devida justiça e reconhecimento,
//! foi a melhor condicionadora de valores divinos que esta geração já conheceu (geração da qual fazemos parte ).
Vilson
Diálogos Lusófonos
Caro Vilson e António Justo,
Argumentar sobre o tema espiritualidade, não é o meu forte, mas em relação ao povo judeu, com o qual temos muitas afinidades genéticas e culturais, não tenho dúvida, sobre a qualidade da interculturalidade e forte identidade dos judeus, nossos irmãos (portugueses e brasileiros), até na dita interculturalidade!
Concordo com o gesto do prof Marcelo Rebelo de Sousa
e com a expressão, “Devemos reconhecer e acarinhar a nossa herança judaica”,
porque o Marcelo, como professor, sabe bem o quanto o gesto e a palavra ensina!
Saudações ecuménicas/ ecumênicas ,
Margarida
DiálogosLusófonos
Prezada Margarida.
Desconheço suas fontes tanto quanto você desconhece as minhas, por isso tenho respeito no que afirmas.
No que diz respeito ao real valor das culturas religiosas , volto a afirmar, não sem bases reais , mas fortemente centrado na fala e experiência de quem participou, não de uma , duas , ou três religiões, mas de centenas de religiões, portanto , “gente “apta a afirmar, acredito eu, e com saber real das “coisas divinas ” , que a cultura judaica foi altamente retrógrada e arcaica nas explicações . Isso não é informado por um ou outro, mas por muita “gente ” que realmente sabe das coisas divinas.
Infelizmente foi a corrente que influenciou o mundo ocidental.
Quanto a tal herança judaica, não sei o que valorizar nisso. Não sou japonês, mas confesso que valorizo muito mais a serenidade japonesa no que ela influência de bom a cultura brasileira do que vejo de valor na cultura judaica.
Mas isso não significa que eu não aprecie o senso de identificação cultural judaica. É cultura antiga, tanto quanto as orientais (japonesa, chinesa, indiana, iraniana, etc ). Mas realmente não vejo sentido maior em valorizar uma cultura que sim , trouxe atraso religioso e foi muito rude.
Saudações aos participantes e peço perdão se ofendi a algum religioso judeu, pois não é essa a intenção, mas tão somente fazer justiça a quem de fato foi historicamente prejudicado, e quem foi não foi a cultura judaica mas sim a antiga cultura egípcia, que não só foi fonte para a judaica, mas conforme recentemente fiquei sabendo, também foi a fonte para o desenvolvimento da cultura védica na Índia (através de enviados egípcios antes da formação do que viria a ser o induismo ).
Vilson
Diálogos Lusófonos
Da discussão e da palavra sai a luz e o desenvolvimento. Já dizia a velha Bíblia através de João: “No princípio era a palavra, a in-formação”…
Ao falar-se sobre estas coisas tem-se a impressão de se discutir indefinidamente sobre a questão se quem existiu primeiro foi o ovo ou a galinha.
Quanto à natureza, ela não é inocente; nela rege a lei do mais forte e da auto-afirmação. Quanto às sociedades há geralmente uma acomodação do mais fraco ao mais forte, o mesmo se dá nos partidos, nas famílias, etc. De resto há luta de fortes e de menos fortes que ou se aliam ou se deixam vencer.
O princípio da condenação do que os antepassados fizeram de mal é o mesmo que nos leva a condená-los ou a compará-los. Também o demasiado louvor pode prejudicar!
O princípio da luta assenta sempre na perspectiva que, como tal, está impossibilitada de observar o todo que seria a Verdade.
Quanto ao contributo que os diferentes povos dão para o desenvolvimento da humanidade, humano e tecnológico podemos observá-lo através de um estudo comparativo entre as diversas civilizações e povos. Há critérios de desenvolvimento que podem ser comparados e aferidos aos direitos humanos que se baseiam na concepção da pessoa, há progressos tecnológicos, económicos, etc… Cada um tem a sua energia positiva e negativa. As culturas são como as pessoas, nascem crescem vivem e morrem e inter-influenciam-se umas às outras. Hoje pensamos como nos formataram e amanhã outros pensarão e agirão na base do que as nossas culturas hodiernas transmitirem. As culturas, como as pessoas expressam em maior ou menor intensidade o bem e o mal. Hoje, a nível exterior de culturas, a negatividade que mais impressiona é a expressa na cultura árabe. Mas esta é a lei da vida: onde a energia positiva é mais fraca mais forte se torna a negativa.
Se observamos, de uma maneira geral, o comportamento das tribos actuais e antigas estas não foram melhores que as civilizações de hoje. Sempre fluíram as energias negativas e positivas próprias de cada um, numa relação de complementaridade.
Os factos e o acontecido são o que são. O problema é o que fazemos deles para criar novos factos que outros criticarão. Cada um de nós é portador do gene do bem e do gene do mal. Basta para isso observarmos o nosso comportamento no ambiente familiar, laboral, social, religioso e político. Se partirmos desta premissa será mais fácil compreender o mal passado acontecido em determinadas circunstâncias sem o usar para qualificar uma nova situação. Não é inocente a razão ou o motivo por que se fala tanto das barbaridades do passado. Estas têm muitas vezes uma finalidade culpabilizante e o branqueamento da actualidade. Como a Verdade seria difícil de ser vivida e suportada, cada grupo ou pessoa prefere agarrar-se à sua verdade.
Tolerância não quer dizer que devamos ser estúpidos ou indiferentes para não ver o bem e o mal que os outros têm e que até o próprio bem comporta. Somos todos diferentes e as culturas também e cada um com os seus pecados e defeitos. A profundidade de estes, creio que se encontra em relação directa proporcional!
Quanto à frase do senhor Presidente da República “Devemos reconhecer e acarinhar a nossa herança judaica” acho-a uma naturalidade porque ela também faz parte da essência do ser português, devido à sua herança judeo-cristã.
Muito obrigado senhor Vilson, também pela oportunidade que me deu de pensar alto. Os meus cumprimentos para si e para os participantes.
António Justo
Caríssimo Justo
Está muito bem visto e demonstrado neste teu artigo. Na verdade, para o cristão, a dignidade é inerente ao homem e não
a uma confissão. Esta deve ser uma das maiores diferenças!
Continuo a rezar pela paz no mundo!
Maria Manuela
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