sexta-feira, 12 de junho de 2015

REFORMAS NA GRÉCIA E NA ALEMANHA - DIFERENÇAS NA JUSTIÇA E NA INJUSTIÇA




António Justo
Para uma análise mais objectiva na discussão com menos generalizações refiro alguns dados de fundo para que se possa comparar a realidade entre a rica Alemanha e a pobre Grécia.
Segundo refere o Bildzeitung, na Grécia as reformas são gordas porque consomem 17% do produto económico do país, o que significa ocupar o segundo lugar na europa, depois da Itália, na generosidade de um pai estado que para outros se revela padrasto. A maior parte das reformas gregas são financiadas pelo Estado e não por contribuições.
Segundo o Frankfurter Allgemein a pensão média na Grécia é de 960 euros e na Alemanha 792 euros. Segundo a dpa, a idade da reforma na Grécia é, em média, 56,3 anos e na Alemanha 64 anos. Na Alemanha quando se entra na reforma passa-se a receber cerca de 68% do que se recebia em tempo activo.
Mesmo estas diferenças e outras, que levam os alemães a serem renitentes em relação à Grécia, não desarmam o argumento da Grécia de que as economias do Sul devem ser defendidas da avalanche dos países ricos do norte que atacam desmedidamente os fracos de modo a torna-los eternos dependentes, além de lhe destruírem a dignidade individual e nacional com o seu moderno colonialismo. De facto, a mudança social  adquirida a nível cultural através da geração 68 (expressão das grandes guerras) com a campanha de destruição de valores como família, tradição e não distinção entre liberdade e libertinagem, em nome dum progresso necessário mas que não deveria ser devastador, está agora a continuar-se com o colonialismo económico por parte de um globalismo económico das potências economicamente fortes que destrói tudo o que é mais fraco sem consideração do legado cultural e civilizacional ocidental.
António da Cunha Duarte Justo
www.antonio-justo.eu

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro Justo!
Obrigado por esta mensagem.
Como sabes, eu gosto de ler os teus artigos por compreender a tua posição/preocupação com a actualidade.
No que toca à Turquia, é pena que a maioria dos turcos não tenha acesso à informação real do que se passa ou vai passando no Mundo, por falta de conhecimentos linguísticos (refiro-me à imensidão – milhões de habitantes da Anatólia, por exemplo, onde o analfabetismo ainda domina).
Na minha cidade de Lübeck, onde existe uma enorme comunidade turca, verifico o antagonismo entre os “iluminados” (especialmente oriundos de Istanbul e Izmir) e o povo “atrasado”, analfabeto, vindo da Anatólia. Uns falam alemão fluentemente – mesmo os seus imans, as mulheres andam sem véus; os outros mesmo velhos que depois de 20 – 30 anos neste país nada sabem da língua do país onde têm vivido, para além de duas ou três palavras ou pequenas frases coloquais do dia-a-dia. As mulheres deles, mesmo as dos mais jovens, andam de véu inteiro e de saia até aos pés, cheias de roupa, para lhes tapar a figura física.
Aqui, os muçulmanos têm três mesquitas. Uma, a dos “iluminados” é aberta a toda a gente que a queira visitar, independentemente da crença ou não crença que tiverem. Temos apenas de respeitar os princípios de descalçar os sapatos antes de lá entrarmos e irmos lá para trás, quando é momento de oração. Podemos estar de pé ou sentados, enquanto eles se dobram e vão com a cabeça ao chão. Já lá estive com a Angelika duas vezes e serviram-nos sempre chá e umas coisinhas para comer. Numa das outra duas, dos “atrasados”, não deixam entrar quem não seja muçulmano. Na terceira que eu referi não me interessei ainda por lá ir. Sei que é frequentada por muitos crentes de outras origens que não apenas turcos. De resto, aqui em Lübeck, há também uma comunidade curda muito grande. Muitos vão às referidas mesquitas, mas sei que também têm locais de encontro à parte, sem ser nas mesquitas.
É a actualidade do mundo em que vivemos. Se os turcos – e não só – tiverem acesso (compreendendo!) o mundo actual (não o da Idade Média em que continuam a viver intelectualmente), então o Erdogan e o seu partido perderão muitos mais votos.

Um grande abraço

JAFC