quinta-feira, 20 de julho de 2023

NÚMEROS CLARIFICAM PRECONCEITOS TRANSMITIDOS COM AFIRMAÇÕES GERAIS

                    A França produz mais Trigo que a Ucrânia

O acordo de grãos entre a Rússia e a Ucrânia fracassou. Pelo que os Media informam tem-se a impressão que o mundo vai morrer de fome sem culpa nossa!

Para que se tenha uma ideia do comércio de grãos no mundo, apresento os números que o Prof. Dr. Maria Finckh disponibilizou no HNA.

Nos anos 2017-2021, a Ucrânia produziu uma média de 27,23 milhões de toneladas de trigo, o que representou 3,6% da produção mundial (759 milhões de toneladas) naqueles anos.

De referir ainda que a Alemanha produziu em média 22,2 milhões de toneladas (2,9%) e a França 36,3 milhões de toneladas (4,8%) da produção mundial.

Sabe-se que 60% do trigo alemão vai parar na ração animal e outros 20% na produção de etanol, e apenas 20% vai parar na mesa. E depois tem-se o desplanto de se lamentar a fome no mundo.

Na imprensa, muitas vezes, fala-se de factos de maneira a fomentar equívocos e assim se poder levar avante os próprios intentos.  "Se fôssemos honestos, finalmente enviaríamos os nossos animais para as pastagens ou pelo menos dar-lhe-íamos forragem verde provinda da rotação de culturas pelo menos de dois anos sem pesticidas e fertilizantes. Com isso, a Alemanha podia proteger o clima, usar menos pesticidas e fertilizantes - e mostrar verdadeira solidariedade com os mais pobres dos pobres, colocando trigo na mesa em vez de no cocho".

Este é um exemplo de como se criam alarmismos falsos na população apresentando-se em vez de factos uma sua interpretação deles com objectivos de enganar os destinatários da informação.

Na informação pública, como geralmente acontece, informa-se de maneira a poder-se ordenhar a mama do sentimento e deste modo criar-se sentimentos preconceituosos em vez de se alimentar a inteligência com dados que tornariam possível uma mente mais cultivada e mais discernimento na opinião geral. A manipulação destina-se em geral a culpabilizar alguém para se ilibar da própria parte de responsabilidade no assunto. Embora a hipocrisia seja umaestratégia mais fácil para os governos imporem os seus interesses, penso que as populações mereceriam mais respeito, mesmo que se complicasse um pouco mais a tarefa de governar! De boas intenções e de meias-verdades está o Inferno cheio!

António CD Justo

Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=8669

Sem comentários: