quarta-feira, 9 de novembro de 2022

9 DE NOVEMBRO MARCA IMPORTANTES PONTOS DE VIRAGEM NA HISTÓRIA ALEMÃ

Numa altura em que no âmbito político-económico-ideológico se constroem muros, torna-se importante recordar o 9 de Novembro como dia especial alemão ou "Dia do Destino dos Alemães"!

 

O 9 de novembro mais recente deu-se em 1989, aquando da queda do muro de Berlim, depois da divisão da Alemanha (1961) em dois Estados (Capitalista-socialista) por 28 anos.

 

O 9 de Novembro de 1938 está para o antissemitismo na Alemanha:  foi o dia em que bandidos organizados incendiaram negócios e locais de culto judaicos a mando da liderança nacional-socialista; milhares de judeus foram maltratados, presos ou mortos em toda a Alemanha e na Áustria. Com a queda do Muro de Berlim revela-se que a Liberdade não se deixa amuralhar sempre (1)

 

A 9 de Novembro de 1918, o Imperador alemão abdicou do trono e Philipp Scheidemann proclama a república na Alemanha.

 

Na Alemanha houve ainda outros 9 de Novembro históricos; a jovem República não teve grande apoio popular e a 9 de novembro de 1923 Hitler tenta um golpe em Munique mas a polícia bávara impediu a tentativa de Hitler de tomar o poder pela força. O partido NSDAP foi então banido e Hitler condenado a cinco anos de prisão; dez anos depois, ele conseguiu tomar o poder.

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7952

(1) QUEDA DO MURO DE BERLIM: https://www.triplov.com/novaserie.revista/numero_49/antonio_justo/index.html

 

 

Sem comentários: