domingo, 5 de julho de 2015

NOTÍCIAS CURTAS SOBRE A ALEMANHA



PERÍODO DE CARÊNCIA PARA POLÍTICOS

O parlamento alemão acaba de aprovar uma lei que estabelece um período de espera para mudanças de emprego, no caso de cargos públicos relevantes. Ministros, membros do governo e secretários de estado não podem passar directamente da sua ocupação política para empregos na economia. São obrigados a observar um período de carência que vai de um ano até ano e meio. Uma boa medida no sentido de dificultar o suborno e o tráfico lobista entre política e economia.

SUBSÍDIO DE HABITAÇÃO NA ALEMANHA
A partir de 2016 o subsídio de habitação para pessoas com baixos rendimentos será aumentado para os 870.000 domicílios carenciados da Alemanha. Assim, um agregado familiar de duas pessoas, em vez de 115 Euros, passa a receber um apoio de 186 € mensais para a renda de casa.

O DESEMPREGO
O desemprego na Alemanha atingiu agora o número mais baixo de desempregados desde 1991, segundo revelam os Média alemães. Actualmente encontram-se 2,711 milhões de pessoas desempregadas.

AUMENTO DAS REFORMAS
As reformas tiveram um aumento de 2,1% na Alemanha ocidental e 2,5% na Alemanha oriental.


António da Cunha Duarte Justo

1 comentário:

Anónimo disse...

Otimo relato sintético.
No Brasil o mencionado período de carência para politicos nomeados a presidirem orgãos, empresas públicas ocorre e atualmente é de seis meses. Por aqui isso é chamado de "quarentena". Neste período a pessoa nomeada ao cargo não pode exercer qualquer função pública ou emprego privado. Ela ganha um subsídio do Estrado para manter-se no período.
Saudações aos participantes em especial ao sr. Antonio Justo,
Vilson