domingo, 5 de julho de 2015

TSIPRAS QUER O LEITE E CONTINUAR A TURRAR A VACA (EUROPA)



TSIPRAS QUER O LEITE E CONTINUAR A TURRAR A VACA
Tsipras começou por tentar que a Troika renunciasse aos 240 mil milhões de dívida sem se comprometer sequer em reorganizar o país sem se importar com as consequências para os países da zona euro em situação semelhante. Agora apela ao não no referendo e ao mesmo tempo defende um perdão de 30% da dívida. Faz um referendo demagogo e não apresenta plano para o dia a seguir! Tem-lhe chegado a ideologia
A Grécia teve a primeira bancarrota em Março de 2012. Os credores perderam mais de 100 mil milhões de Euros (a quota que Portugal teve de perdoar na altura foi superior a 600 milhões de euros). Actualmente a Grécia encontra-se de novo em situação de insolvência. No fim de Junho não conseguiram pagar a parcela de crédito no valor de 1,6 mil milhões de euros. Em Julho e Agosto teriam de reembolsar o BCE em 6,7 mil milhões de euros de títulos governamentais. No caso de não pagarem o BCE terá de parar o auxílio de crédito de emergência. Neste caso os bancos gregos cairiam imediatamente na bancarrota. Tsipras tem conseguido trazer os políticos europeus presos pela argola de nariz porque sabe da fragilidade do sistema e sabe que não há regulamentação para o caso de uma saída do euro.
No caso de a Grécia voltar à Dracma podia desvalorizar os próprios produtos e encarecer as importações. Uma medida destas poderia levar a economia grega a produzir produtos antes importados.
Teria a vantagem de ganhar a soberania sobre a própria moeda e de poder chantagear a UE com a sua posição estratégica entre interesses americanos, europeus, russos e muçulmanos.
A Alemanha poderia perder entre 60 e 85 mil milhões de euros no caso de a Grécia ir à insolvência e sair do euro. No Tratado de Maastricht, está escrito que nenhum país se responsabiliza pelas dívidas do outro.
António da Cunha Duarte Justo

Sem comentários: