sábado, 17 de novembro de 2007

A História está de regresso

Na dificuldade acendem-se as velas da nação

A partir dos anos sessenta houve, na Europa, a tentativa de se fazer política sem memória. O recurso à lembrança selectiva tinha um carácter funcional sendo usada como chibata contra o passado ou como alienadora do agir em curso. Em Portugal nacionalizou-se o problema nos anos setenta com o consequente ataque de amnésia. Era os tempos do entusiasmo marxista na afirmação pelo futuro à custa dum passado sem presente.

O entusiasmo pelas liberdades de Abril e o fresco cheiro a cravos, seguido do projecto União Europeia explicam aparentemente o recalcamento da história. Não faltavam razões para isso. Os erros do passado, a beleza e a importância do novo, a nova classe que se queria impor e o novo regime a estabilizar não permitiam inseguranças que só poderiam perturbar. Ninguém estava interessado em perceber o fenómeno da descolonização no contexto internacional da guerra-fria entre a Rússia e o Ocidente bem como os interesses económicos em jogo. Portugal foi e sentiu-se então o umbigo do mundo na esperança de ter algo duradouro para exportar. Portugal torna-se então a Fátima da esquerda europeia.

A vontade era tanta que até se dizia:”a partir de agora Portugal não precisa de exportar os seus filhos e os emigrantes podem voltar...”. Entretanto a vontade foi-se…

Entrementes a lembrança está de volta. Salazar põe o dedo no ar. Não é só um descontentamento que o quer deixar falar. Recorda-se já o império perdido, a cedência incondicional ao comunismo internacional. Para muitos foi uma traição à nação, sem a salvaguarda dos direitos e interesses da presença portuguesa de 600 anos, com as lutas sangrentas da colonização interna no conluio com a ingerência internacional sem ter em conta imensas vítimas autóctones e retornados, que espera lhe seja feita menção de registo.

À euforia inicial do 25 de Abril segue-se agora o rescaldo, por vezes ingrato, duma desconfiança crescente num sistema que enriqueceu os partidos e continuou a tradição dos seus cidadãos resolverem os seus problemas no exílio do estrangeiro (só em 2006 emigraram 100.000 portugueses).

O povo vê-se sem possibilidade de introspecção e desanima. Por outro lado, esta nação continua hipotecada no estrangeiro, na emigração e bem vivendo da ideologia! O problema e que esta nação não se liberta por falta de auto-crítica.

Com Salazar a História quer voltar. A questão é: que história? As histórias da História passada não deixam grande margem para alternativas, com a agravante que a máquina reprodutora do povo também parecer enfadada. Achaques adquiridos por contágio… Os estrangeirados modernos apostam na imigração numa tentativa de lavar o rosto da emigração!... Os tais internacionalistas exploradores da emigração e da imigração.

A recordação é o fluido natural que dá estabilidade à nação. Quais os esteios da recordação?

Um novo nacionalismo seria perigoso porque nascido mais da cabeça do que do coração. Um patriotismo sadio como sentimento de pertença é óbvio.

O problema histórico de Portugal é não haver quem confesse arrependimento – só há acusadores. De costas para a fé só se recorda a dúvida. A união das duas, porém, foi a força impulsionadora da civilização ocidental. De facto, a Europa civilizou os seus povos levantando bem alto a herança comum do espírito cristão e grego, através da união da fé e da dúvida. É de desconfiar de quem só tem certezas.

Nas dificuldades os portugueses não andam longe da Europa atendendo à constatação de Nietsche ao afirmar que “os europeus só se tornam patriotas nas suas horas fracas”!

António Justo
António da Cunha Duarte Justo

Sem comentários: