sábado, 17 de novembro de 2007

Soldados alemães profanam caveiras no Afeganistão

Alguns soldados alemães em exercício no Afeganistão foram suspensos do serviço militar devido a profanação de restos de mortos afegãos. Deixaram-se fotografar com caveiras e com ossos humanos. Não é desculpável a ostentação de partes de esqueleto humano o que testemunha falta de respeito perante a dignidade da vida até à morte. Para eles é tudo novo. Na terra nunca tiveram contacto com mortos. Além de défices na formação manifestam sintomas duma sociedade desumana.
A situação em que se encontram exige demais dos jovens soldados. Problemático é o facto se encontrarem em situação tão excepcional que os mais elementares sentimentos humanos sejam ignorados. Ao brincarem com os mortos procuram criar uma válvula de escape para o medo e para a dor.
Não se trata de ter compaixão pelos soldados, sejam eles alemães ou americanos. Este é um mal que se pode observar em todas as guerras. Na sua guerra contra os russos, os afegãos chegavam mesmo a jogar à bola com as cabeças decepadas do adversário russo.
O maior escândalo é a guerra e os mortos. Escandalosa é a atitude hipócrita de muita gente que se melindra mais com a atitude leviana dos soldados e não regista a miséria em que vivem os afegãos.
O respeito pelos mortos revela o grau de compaixão, misericórdia para com os vivos.
António Justo
António da Cunha Duarte Justo

Sem comentários: